Qualidade Editorial dos Livros Febianos



Os cuidados editoriais com a publicação de uma obra não se devem limitar ao seu conteúdo. Indispensável que o autor preocupe-se com a redação esmerada, em consonância com os princípios doutrinários e com os padrões da língua culta. Mas, também, é preciso redigir de forma agradável, atraente, simples, com vistas a facilitar a leitura das informações registradas na obra.

Revisar nunca é demais
 
A boa redação obedece a critérios rígidos de correção semântica, gramatical e ortográfica. Inicialmente, quem escreve é igualmente quem primeiro revisa o texto redigido. São várias revisões, reescritas, correções… E o ciclo repete-se inúmeras vezes.
 
Em seguida, outras pessoas incumbem-se da revisão. É natural que assim ocorra, pois há um momento em que o autor de um texto já não consegue enxergar nele qualquer erro, que “saltará” facilmente aos olhos de outro revisor. Por isso, a revisão final deve ficar a cargo de terceiros, especializados na função de revisar.

Reformatação das obras da FEB Editora
 
Você já teve oportunidade de ver os últimos livros publicados pela FEB?

O que se observa nessas publicações é o resultado de um trabalho de equipe, que se dedica zelosamente ao que faz. Profissionais contratados e colaboradores voluntários que procuram fazer o melhor ao seu alcance, com constante atualização sobre as necessidades do mercado, capacitação técnica e desenvolvimento pessoal.

Os integrantes dessa equipe realizam o trabalho porque gostam do que fazem. Envolvem-se integralmente com os objetivos do trabalho de divulgação doutrinária ao público espírita e àquele que começa a se interessar pelo Espiritismo. Uma das razões que desperta o interesse do leitor é exatamente o atrativo que o livro espírita vem proporcionando.
 
Além do precioso conteúdo que a Federação Espírita Brasileira resguarda com todo o cuidado, as publicações ganharam há alguns anos uma reformatação de seus elementos internos e externos. Os livros gradativamente estão passando por um reempacotamento que para o leitor é como se um novo título estivesse sendo lançado.
 
Esse trabalho prosseguirá ao longo do tempo, considerando-se que a FEB Editora possui em seu catálogo aproximadamente 500 títulos, sem considerar as dezenas de novos títulos lançados a cada ano. Estes já ganham em qualidade de apresentação com o processo de editoração eletrônica e os modernos recursos de tecnologia da informação utilizados pelos especialistas, diagramadores, arte-finalistas e designers.

Elaboração de índices gerais
 
Outra importante característica acrescentada aos novos livros da FEB é a elaboração dos índices gerais. Eles representam a abertura do caminho para acesso rápido e exato ao conteúdo detalhado de cada obra.
 
Tem-se adotado a expressão índice geral, pois se associam dois ou mais tipos de entradas como pontos de recuperação do conteúdo. Reúnem-se comumente verbetes em ordem alfabética representativos de assuntos, nomes pessoais, de localidade etc.
 
Já foram contemplados com índices todos os livros da codificação e os demais de Allan Kardec que estão sendo publicados pela FEB. Os índices das obras psicografadas por Chico Xavier, especialmente as ditadas por André Luiz e Emmanuel, encontram-se também em fase de elaboração. À medida que a editora publica um novo título ou relança uma publicação com nova forma de apresentação, a equipe responsável pela indexação é acionada para a realização de seu trabalho.

Estamos apenas começando…
 
A caminhada é longa. Porém,  temos certeza,  pois assim o sentimos no cotidiano de nossos trabalhos,  de que com Jesus o fardo é leve e o jugo é suave.
 
Sentimo-nos honrados pela oportunidade de servir nessa imensa seara do Mestre Divino em que fazemos o mínimo diante do muito que constantemente recebemos.
 
E somos muito agradecidos à gentileza do leitor que aprecia a literatura espírita de qualidade como garantia de um seguro conteúdo doutrinário e de uma agradável legibilidade textual.

Fonte: Feb.