Perseguições Espirituais


Por várias vezes, ao analisarmos mais desditosamente nossa vida, chegamos a concluir que estamos sendo perseguidos espiritualmente. Atribuímos o fato à inveja (que os outros sentem de nós), ao ódio gratuito de alguns por nós, tão somente por não concordar com este ou aquele ponto de vista nosso e, ainda, achando que há pessoas más que se encarregam de só fazer o mal.

Pois, bem! Percebamos que sempre estamos buscando fatores externos para justificar nossos insucessos e perturbações. Isto porque nosso orgulho não nos permite enxergar o estado espiritual em que nos encontramos; talvez porque também não fomos educados para isto, nem em casa nem pelo segmento religioso a que estamos vinculado.

Eis aí, então, uma das propostas em que a Doutrina Espírita se sobressai das demais. Ao invés de nos propor a crença em terceiros para resolução de nossos problemas, nos propõe refletir como temos agido no dia a dia e nos mostra que criamos mentalmente uma teia de relacionamentos entre encarnados e desencarnados a partir daquilo que pensamos e agimos.

Em suma, o Espiritismo nos mostra, em outras palavras, que está correto o poeta ao nos dizer que "não adianta ir a igreja rezar e fazer tudo errado". Ou seja, não nos adianta pedir aos santos, orixás e guias espirituais, sem contudo fazermos a nossa parte em ser alguém melhor.

Reflitamos um pouco sobre isso, assim como nos propôs Santo Agostinho, observando, ao fim de cada dia, se nossos atos foram condizentes a um filho de Deus, irmão de Jesus, trabalhador do Cristo, seguidor dos bons exemplos da humanidade.

Muita Paz!