O Agressor e a Vítima





Quem é, comumente, o agressor no Bullying?
O perfil identificado do agressor é o de pessoas geralmente com pouca empatia, oriundo de famílias desestruturadas, onde há escasso ou precário relacionamento afetivo.
Demonstra problemas de afetividade no ambiente doméstico, ausente do carinho e do companheirismo dos pais que deveriam ser amorosos e adeptos do diálogo "evangelizado".
Quando se trata de jovens, esse jovem que assedia tem sete vezes mais propensão de portar armas na escola.
Uma das características mais marcantes no assediador é a que ele se mostra uma pessoa perversa, ou seja, gosta do que está fazendo.
Em resumo, por trás de alguém assim está um lar distanciado dos princípios que devem nortear uma família.
Quanto a vítima, geralmente são pessoas pouco sociáveis, tímidas e introspectivas, não vinculadas a grandes grupos, facilitando a ação do praticante de bullying.
Note-se sua baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos. O agressor procura pessoas em quem ele identifica  não serem  capazes, ao menos no primeiro momento, de responderem a agressão e ao assédio.

 (diante desses esclarecimentos, é muito importante que os pais observem mais a forma como estão tratando seus filhos, assim como as outras pessoas da família. Agindo dessa forma verão que não é só impor sanções punitivas aos que praticam a agressão, assim como os pais dos agressores devem agir da mesma forma, procurando educar e direcionar os filhos para ações dignas de pessoas educadas e moralizadas além de espiritualizadas). Pedro Aguiar.

Do livro - Família, laboratório de Almas
Autor - Joamar Zanolini Nazareth