Pense bem: Causas atuais das aflições!

Imagem da Web

Reflitamos sobre esses ensinamentos trazidos a nós pelo eminente Codificador do Espiritismo Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo V, item 4. Abreviamos para os pontos, considerados por nós, como o eixo central do tema e sugerimos que o prezado leitor (a) avalie em si as orientações espíritas que seguem:

"As vicissitudes da vida são de duas espécies, ou, se quisermos, tem duas origens bem diversas, que importa distinguir: umas têm sua causa na vida presente .... 
Remontando à fonte dos males terrenos, reconhece-se que muitos são as conseqüências naturais do caráter e da conduta daqueles que os sofrem. Quantos homens caem por sua própria culpa! Quantos são vítimas de sua imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição! Quantas pessoas arruinadas por falta de ordem, de perseverança, por mau comportamento ou por terem limitado os seus desejos! 
[...] A quem, portanto, devem todas essas aflições, senão a si mesmos? O homem é, assim, num grande número de casos o autor de seus próprios infortúnios. Mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples, e menos humilhante para a sua vaidade, acusar a sorte, a Providência, a falta de oportunidade, sua má estrela, enquanto, na verdade, sua má estrela é a sua própria incúria.
Os males dessa espécie constituem, seguramente, um número considerável das vicissitudes da vida. O homem os evitará, quando trabalhar para o seu adiantamento moral e intelectual".
Reflitamos, pois ...