O Carinho do Cuidado



A expressão cuidado denota muito mais que uma simples preocupação com algo ou alguém. Significa que, por amarmos, preservarmos, e saber o significado das coisas e das pessoas em nossas vidas, as cercamos de atenção e medidas protetivas.

Quando nos é imposto cuidar de algo ou alguém, a tarefa parece-nos mais árdua, incômoda e nada prazerosa, ao contrário de quando fazemos isto quando se trata de nosso interesse pessoal.

Ao sermos despertados para a tarefa missionária que cada um de nós se propôs a desempenhar, quando ainda estávamos no plano espiritual, a palavra clara, elucidativa, amorosa e envolvente do Mestre Jesus toca-nos a alma e sentimo-nos mais cuidadosos com os que estão a nossa volta, mesmo os objetos materiais, vez que o Cristo não ensinou-nos a desperdiçar.

Sob este ponto de vista, temos sidos levados a bem compreender o que significa a expressão "O Carinho do Cuidado", ultimamente amplamente utilizada por um dos mentores espirituais do Caridade e Fé, Dr. Wagner. Constantemente, em nossos encontros semanais, a veneranda entidade tem frisado que precisamos valorizar mais os dons divinos que possuímos, adquirimos ou de que somos beneficiados levando-nos à reflexão de que a mansuetude é um instrumento para a harmonia interior e exterior das criaturas.

Decidi hoje apresentar esta breve reflexão, para convidar você que lê agora a ter consigo mesmo, com suas coisas e seus familiares "O Carinho do Cuidado", tratando com amor, paciência e dedicação aquilo que lhe é caro no mundo, lembrando ainda que o nosso próximo é também carente desse cuidado carinhoso. Isto vale para o trânsito, os colegas do trabalho ou da aula, nossos vizinhos e, em fim, a todos aqueles com quem precisarmos conviver.

E inspirado no poeta Guilherme Arantes finalizo estas rápidas palavras convidando-o a mais uma reflexão, quando o destacado músico nos diz:
                   "Eu desejo amar, a todo que cruzar, pelo meu caminho; como sou feliz quero ver feliz                     quem andar comigo...".