Sobre os Médiuns - O Espírito de Verdade

Brilhante texto que consta em O Livro dos Médiuns, cap. XXXI, ítem 35, em que O Espírito de Verdade fala sobre os médiuns:



Todos os médiuns são, incontestavelmente, chamados a servir à causa do Espiritismo, na medida de suas faculdade, mas são poucos os que não se deixam prender nas armadilhas do amor-próprio. É uma pedra de toque, que raramente deixa de produzir efeito. Assim é que, de cem médiuns, encontrareis, no máximo, um que, por muito ínfimo que seja, não se tenha julgado, nos primeiros tempos da sua mediunidade, fadado a obter coisas superiores e predestinado a grandes missões. Os que sucumbem a essa vaidosa expectativa - e grande é o número deles - se tornam inevitavelmente presas dos obsessores, que não tardam a subjugá-los, lisonjeando-lhes o orgulho e apanhando-os pelo seu lado fraco. Quanto mais eles pretenderem elevar-se, tanto mais ridícula lhes será a queda quando não desastrosa.

As grandes missões só são confiadas aos homens de scol, e Deus mesmo os coloca, sem que eles o procurem, no meio e na posição em que possam prestar concurso eficaz. Nunca será demais recomendar aos médiuns inexperientes que desconfiem do que certos espíritos podem dizer, com relação ao suposto papel que eles são chamados a desempenhar, porque, se o tomarem a sério, só colherão desapontamentos nesse mundo, e severo castigo no outro.

Convençam-se bem de que, na esfera modesta e obscura onde se acham colocados, podem prestar grandes serviços, auxiliando a conversão dos incrédulos, ou consolando os aflitos. Se daí tiverem de sair, serão conduzidos por mão invisível, que lhes preparará os caminhos, e serão postos em evidência, por assim dizer, mesmo sem se darem conta disso. Que se lembrem destas palavras: "Aquele que se exaltar será humilhado e o que se humilhar será exaltado".

KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Trad. Evandro Noleto Bezerra. Feb, 2009.