Espíritas de Capa


A doutrina espírita não opera milagres nem promete curas imediatas e ou fantasiosas. Ela nos ensina os verdadeiros motivos de passarmos por dificuldades sofrimentos e dores, que devido ao nosso atraso e imperfeição espiritual, sem mostram como padecimentos sem fim.
O fato de buscarmos sempre nos desfazermos de nossas responsabilidade e de preferência transferindo a outras criaturas, faz com que acarretemos mais e mais dificuldades para nós. Todo momento vemos irmãos nossos exasperados com as mostras de padecimentos que lhes chegam, principalmente por não aceitarem a cobrança que lhes é feita pelos delitos originados de seus impropérios e falta de conhecimento de si próprio somada a incapacidade de procurar melhoras, faz com as incompreensões cresçam dia a dia e junto com elas o desfalecimento da fé, e da perseverança dando lugar a descrenças e na maioria das vezes o direcionamento para coisas não muito sadias se olharmos para o lado do progresso espiritual.
Mesmo no meio de pessoas que já dispõem de certo conhecimento doutrinário, encontramos ainda muitos irmãos que se deixam levar pelo desfalecimento moral e enveredam por caminhos escuros de erros tão vistos e praticados que nada mais são do reflexo do desequilíbrio consciêncial.
As renúncias materiais, são para alguns, verdadeiras torturas, e muitos acreditam mesmo que o conhecimento e prática da doutrina espírita se faz somente no instante em que adentramos a casa espírita, dispostos daquele momento, se acham libertos para a prática dos mais condenáveis atos, como o vício, a luxúria os condenamentos e julgamentos ao próximo; palavras de esclarecimentos da nossa querida irmã e mentora *Josefina, nos disse certa vez que muitos dos trabalhadores da casa e causa espírita são na grande maioria, "Espíritas de Capa", que nada mais são do que aqueles que ao chegarem à casa espírita vestem uma imaginária Capa, e procuram desenvolver alguma atividade somente para o alimento de um ego ainda carregado de materialismo e para que seja também visto como dedicado trabalhador que ao término de mais uma pequena tarefa se vão deixando a "Capa" pendurada na saída e junto com ela os preceitos que para eles nada mais são do que ferramentas de trabalho que por vezes só lhe proporcionou perturbações.
O que jamais devemos esquecer é que os verdadeiros trabalhadores não se mostram, senão a alguns que já dispõem da capacidade vê-los, pois não vêem mais a necessidade de serem reconhecidos como espíritos diferentes e sim como eternos trabalhadores da causa do Cristo.
O trabalho na casa espírita não oferece nem cobra pagamentos, mas procura mostrar a todos que, sem estudo, compreensão e prática dos ensinos do Mestre, seremos por muito tempo ainda criaturas sem propósito e extremamente desguarnecidos de fé e perseverança no bem.
Paz e Luz.
                                                                           Pedro Aguiar

*Josefina Brito - Espírito mentor espiritual do Centro Espírita Caridade e Fé.