Recado aos Pais

 
Oh! espíritas! compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhes dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem estar futuro. Lembrai-vos de que a cada  pai e a cada mãe perguntará Deus: que fizeste do filho confiado à vossa guarda? Se por culpa vossa ele se conservou atrasado, tereis como castigo vê-lo entre os Espíritos sofredores, quando de vós dependia que fosse ditoso. Então, vós mesmos, assediados de remorsos, pedireis que vos seja concedido reparar a vossa falta; solicitareis, para vós e para ele, outra encarnação em que o cerqueis de melhores cuidados e em que ele, cheio de reconhecimento vos retribuirá com seu amor.
                                                                
                                                          ALLAN KARDEC

Extraído do: EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP.XI

Este alerta partiu de quem realmente deteve todo o conhecimento dos motivos pelos quais vêem a nós os filhos que parimos, principalmente os que nos chegam com as intituladas "Rebeldias" e que quando não são largados à própria sorte, recebem castigos materiais de forma truculenta e irresponsável, que acabam por criar verdadeiros verdugos e algozes sociais.
Saibamos então que, parir, alimentar, vestir e matricular em um bom colégio não quer dizer que o nosso filho está sendo educado. A melhor escola se faz dentro de casa, com o direcionamento para os ensinos do Cristo; e para que isso se faça de forma compreensível e correta é extremamente necessário que os pais se preparem moral e espiritualmente para não falirem diante da missão com a qual se comprometeram perante Deus.
Nâo podemos esquecer que estamos construindo e moldando o caráter daqueles que serão por obrigação os nossos cuidadores futuros, e qual de nós deseja um final de vida cercado de maltratos e sofrimentos?... Pense bem.
Paz e Luz a Todos.
                                                                     Pedro Aguiar