ESPIRITISMO E SEMANA SANTA

                                                       imagem da web
 
Muitas dúvidas alimentadas no período da semana santa nos surpreendem, porque na maioria das vezes essas dúvidas e "pasmem", supertições, partem quase sempre de "velhos" espíritas.
Costumamos ver no meio espírita, irmãos de estudo ainda preocupados se devem ou não comer carne, se é lícito a casa espírita abrir na Fexta Feira Santa. É preciso lembrar aos nossos irmãos estudiosos da doutrina espírita que, essas práticas empregadas na semana santa, ligadas aos preceitos ou dogmas da religião católica; A qual respeitamos como qualquer outro direcionamento religioso, contudo esses procedimentos divergem por completo dos ensinos vividos por nós, e que se mostram distantes dos nossos entendimentos. É claro que há todo um contexto histórico da questão provenientes dos hábitos milenares ainda enraizados na mente popular, o condicionamento com datas e lembranças e a obrigação católica de adesão a tais práticas.
Se observarmos bem, nos dias de hoje, o que as pessoas costumam fazer nesses dias chamados Santos?... a maioria planeja e realiza viagens para os locais mais distantes dos grandes centros e lá estando se dedicam a que práticas?
Se debruçam sobre fartas mesas, ornadas com muita comida e bebida, atitudes essas que mais provam nossa ignorância do que qualquer sentimento religioso ou pelo menos respeitoso à data.
Queridos irmãos, o que precisamos mesmo fazer nesses dias que na realidade são dias comuns como todos os outros do ano, é continuarmos nossas tarefas de parendizado dos ditames do Cristo e seguirmos na prática da caridade ao nosso próximo, vez que esse é o objetivo maior da doutrina espírita.
Continuemos nossas missões na casa e na causa espírita, com a certeza que o Cristo permanece vivo e trabalhando em prol da evolução de todos nós.
Se algum irmão nosso católico vier a ler esse artigo compreendam que em momento algum ousamos fazer julgamento ou crítica, mas procuramos esclarecer principalmente os nosso irmãos espíritas que ainda se perturbam ao se perguntarem o que podem e o que não podem fazer ou comer durante os dias da "Semana Santa". Ou somos ou não somos espíritas.
Muita Paz, Luz, Estudo, Compreensão e Prática dos Ensinos do Divino Mestre.

                                                  Pedro Aguiar