Fuga das Dificuldades

 
Suicida é aquele que, além de não conseguir superar esses estados mórbidos, procura fugir das realidades do mundo em que vive. Podemos também ser considerados como suicidas potenciais todas vezes que entramos nesse estado de morbidez psíquica. De alguma forma somos suicidas quando desgastamos desnecessariamente o corpo ou desistimos de viver.
O fato das pessoas ignorarem que o álcool e o tabaco, por exemplo, podem levar à morte não as eximem do sofrimento oriundo desses agentes químicos. O suicídio nesse caso, seria indireto, mais nem por isso deixa de ser um desgaste desnecessário e inoportuno, que cedo ou tarde causará assim um sofrimento para os que abusarem assim do seu corpo.
Tudo na vida depende da intensão. Se você também usa o excesso da gordura pensando que isso não lhe fará mal, você estará menos comprometido, mas nem por isso deixará de sofrer os efeitos de seus atos. Quanto ao que sofre um desastre e morre em consequencia da bebida ou do tóxico, ele sofrerá porque verá que cortou o fio da sua vida antes da hora. Não será um suicida clássico, mas sim um suicida indireto que certamente terá que dar contas desse seu ato. Estes antecipam suas partidas para o mundo dos espíritos e as informações que se recebe a cerca do estado deles são as mais tristes possíveis. na verdade, são suicidas indiretos, como aqueles que praticam o sexo livre sem uso de preservativos.
Sabemos que a prece é de grande auxílio para os suicidas, pois quando oramos por alguém, usamos nossa boa vontade, nosso sentimento de compreensão para com o próximo. Todas as vezes que pensarmos com tranquilidade em favor de uma pessoa, estaremos sugerindo que alguém pensa nela com carinho, com estímulo e boa vontade.
Outra forma de auxiliar é vibrar para que ela se encontre, sugerindo pensamentos de estímulo e paz.
 
Do Livro:"Orientações Espíritas"
Coletâneas de artigos publicados na Revista Cristã de Espiritismo