A CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA

                                              imagem da web
*Nas praias largas e fartas de Santa Cruz, floresciam cidades prestigiosas. Com o feudalismo das capitanias, as cidades e as vilas modernas do litoral do Brasil estavam já em seu primórdios, destacando-se entre todas os núcleos populosos do Salvador e de São Vicente, em vista das facilidades encontradas pelos colonizadores, com o auxílio dos Caramurus e dos Ramalhos, que os haviam precedido na ação, junto dos indígenas.
Contudo, Portugal ainda não se decidira a destacar os seus elementos mais valorosos para os trabalhos da colônia, preferindo enviar-lhes homens criminosos e sem escrúpulos. Por toda parte, buscavam os naturais os recantos desconhecidos das florestas remotas, fugindo à escravidão e às torturas injustificáveis que lhes infligiam os homens brancos, por eles, um dia, acolhidos com as mias altas manifestações de fraternidade.

*Trecho do livro "Brasil coração do Mundo Pátria do Evangelho".
 
Nesta belíssima obra deixada à nós pelo iluminado espírito
 "Humberto de Campos" através da mediunidade do não menos iluminado "Francisco Cândido Xavier", nos chega a verdadeira história do Brasil contada da forma mais ampla e esclarecedora dando-nos mostra que a ganância e a falta de conhecimentos Cristãos sempre se fez muito presente na vida dos que aqui chegaram  e de certa forma se apoderaram indiscriminadamente de bens e que poderiam ser compartilhados com todos os que aqui chegassem sem comprometer  de forma avassaladora e humilhante a vivência dos que aqui já viviam. Para entender de todo e ter consciência da verdadeira e completa história desse imenso País, é imprescindível que se estude esta maravilhosa obra.
Paz e Luz a Todos.
                                                                Pedro Aguiar