Esquecimento do Passado

imagem net
É em vão que se objeta o esquecimento como um obstáculo no sentido de que se possa aproveitar a experiência das existências anteriores, se Deus julgou conveniente lançar um véu sobre o passado, é porque isso devia ser útil. Com efeito essa lembrança teria graves inconvenientes; ou exaltar o nosso orgulho, e, por isso mesmo, entravar o nosso livre arbítrio; em todos os casos, traria uma perturbação inevitável nas relações sociais.
(O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO  CAP. V -  BEM  AVENTURADOS OS AFLITOS  ITEM  11   ESQUECIMENTO DO  PASSADO)


Nesta mensagem vemos que a maioria das criaturas desconhecem por completo o motivo pelo qual passamos por momentos de extrema dificuldade. O necessário esquecimento do passado que Deus nos concede em nossas experiências encarnatórias é mais uma grandiosa prova da sua misericórdia infinita para conosco - seres tão imperfeitos ainda- e que por acúmulo de displiscência evolutiva deixa-se enlear por sentimentos torpes geradores de grandes atrocidades.
Imaginemos agora se nos fosse permitido lembrar todos os acontecimentos pretéritos nas existências subsequentes; qual seria nossa reação ou atitude ao reencarnarmos no mesmo círculo ou até mesmo por intermédio de alguém que num passado próximo se fez nosso algoz nos causando grandes perdas e sofrimentos?. A benevolência de Deus, é algo imesuravel para nós seres tão rasteiros ainda em raciocínios e concepções, que se comprazem em ver o seu semelhante sofrer agruras de toda ordem e na maioria das vezes nada fazemos para socorrer.
Outro ponto crucial é o emprego do nosso livre arbítrio; quantas atrocidades realizaríamos baseados em decisões íntimas ao nos depararmos com aqueles vistos por nós como inimigos? qual não seria a nossa situação?
Por tudo isso e algo mais, é que se faz extremamente necessário o esquecimento do passado, apesar de termos a oportunidade de todas as noites no momento do sono material, enxergarmos cenas e vivências de outras épocas que nos instruem ou elucidam sobre acontecimentos e fatos atuais na nossa vida presente.
Em resumo, o que resta é nos focarmos cada vez mais na obrigatoriedade do estudo para o alcance das mudanças espirituais que nos são necessárias para a continuação da caminhada em busca da plenitude.
Na verdade o esquecimento do passado nos surge como o arquivamento de dados extremamente cruciais para nosso desenvolvimento e aprendizado Cristão.
Paz a Todos.
Pedro Aguiar