Resumo da Doutrina de Sócrates e Platão

imagem net
(...) A alma se extravia e se perturba quando se serve do corpo para considerar qualquer objeto; tem vertigens como se estivesse ébria, porque se liga a coisas que são, por sua natureza, sujeitas a mudanças; ao passo que, quando contempla sua própria essência, ela se dirige para o que é puro, eterno, imortal e, sendo da mesma natureza, fica aí ligada tanto tempo quanto possa; então seus descaminhos cessam porque está unida ao que é imutável, e esse estado da alma é o que se chama sabedoria.
(Mensagem contida na introdução do EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO)


Nesse trecho dessa mensagem, vemos o quanto são atuais os ensinamentos que nos chegam e que comumente são desprezados por nós seres ainda agarrados ao materialismo destruidor que tanto nos desvia da estrada correta e nos propõe erros que não raro vemos atrofiar a caminhada de milhares de criaturas segregadas nas más interpretações ou mesmo descaso total dos ensinos do Mestre.
As situações viciosas a que vemos submetidas as pessoas atualmente, têm nos entristecido, contudo sabemos que mesmo sendo a Doutrina Espírita um dos maiores propulsores da elucidação dos chamados "Mistérios da Vida Humana", bem poucos de nós têm se mostrado dispostos a se inteirar, internalizar e por em prática os conceitos por Ela colocados gratuitamente a todos. Não raro vemos verdadeiras catástrofes acontecendo nos lares e mesmo assim as pessoas não se prendem ao fato de que são alertas que lhes chegam chamando a atenção de todos para as modificações morais e consequentemente espirituais que precisam ser realizadas entre os povos independente de quem sejam. 
Como podemos constatar em nossas observações ainda vemos muitos dos nossos enceguecidos pelos  Milagrismos provenientes de uma mal interpretação advinda de explanações incompletas ou mesmo mal colocadas; a fé humana ainda se acha muito atrelada à concepções  errôneas que por intermédio de pagamentos, alcançaremos a tão esperada Glória e perdemos dessa forma imensas oportunidades de progresso espiritual por não acreditarmos que os sofrimentos ou benefícios que nos acometem, são por necessidade ou por acréscimo de merecimento proveniente dos nossos bons ou maus atos. 
Por fim depois de muito cairmos e recairmos em nossas próprias armadilhas, conseguiremos  um dia vislumbrar à nossa frente, a extrema necessidade de evoluirmos, mudando radicalmente a nossa forma de compreensão dos ensinos que nos chegam por intermédio da vivência de muitos malogros que persistem por vidas a fio. Adquirida essa aceitação, tudo se transformará e a partir daí passaremos a vivenciar melhores dias, tendo a chance de assim ficarmos livres por completo de imperfeições e maledicências contraditórias à Lei Divina.
Muito estudo, compreensão e prática das leis de Deus, esse o caminho para a aquisição final dos nossos propósitos evolucionistas rumo à perfeição um dia.
Muita Paz a todos.
Pedro Aguiar