A Fé Religiosa. Condição da Fé Inabalável

imagem net
Do ponto de vista religioso a Fé é a crença nos dogmas particulares que constituem diferentes religiões; todas as religiões têm seus artigos de fé. Sob este aspecto a Fé pode ser Raciocinada ou cega. A Fé cega, não examinando nada, aceita sem controle o falso como verdadeiro, e se choca a cada passo, contra e vidência e a razão; levada ao excesso, produz o fanatismo. Quando a Fé repousa sobre o erro, ela se destrói cedo ou tarde; a que tem por base a verdade é a única segura do futuro, porque não tem nada a temer do progresso das luzes, já que o que é verdadeiro na obscuridade, o é igualmente em plena luz. Cada religião pretende estar na posse exclusiva da verdade; preconizar a fé cega sobre um ponto de crença, é confessar impotência em demostrar que se tem razão.
(O Evangelho Segundo o Espiritismo capítulo XIX - A  Fé Transporta Montanhas - item 6)


As centenas de religiões pregadas planeta afora, fazem exatamente como nos mostra esta belíssima mensagem do Evangelho do Cristo, e os apegos materialistas fazem com que milhões de pessoas sigam cegamente alguns dogmas já a muito ultrapassados, mas que ainda exercem sobre as criaturas menos informadas, um poder muito grande de persuasão. Cultos de toda natureza são de certa forma impostos àqueles que não decidiram por estudar, internalizar e por em prática o verdadeiro significado de religiosidade, tais são os nossos descasos por aquisição de conhecimentos, que empregamos o termo  religiosidade muitas vezes de forma vulgar ou irresponsável, basta ver o exemplo que muitos usam quando na expressão de adágios populares dizem: "Fulano vai religiosamente ao boteco todo dia; vou religiosamente ao banco da praça todas as tardes para jogar conversa fora.". Por essas expressões notamos que  o verdadeiro sentido da palavra ou ato Religião, não é muito bem interpretado pela maioria.

Em outros casos vemos aqueles que se dizem religiosos, acreditam e têm Fé em Deus, mas nada fazem par demostrar essa virtude, optam por deixar a vida passar, alimentando crenças errôneas que quem precisa ser religioso são os sacerdotes pregadores da palavra de Deus, mas, como aceitar tal convicção se não nos damos sequer ao trabalho de entendermos nossas situações? comumente baseados numa tal "Fé", delegamos aos "Santos" o alívio de nossas dificuldades e sofrimentos e seguimos nos alimentando de uma Fé que nem mesmo sabemos o que significa e  qual seu sentido verdadeiro.

Estudo, compreensão e prática dos ensinos do Mestre Divino, esse o único meio para desvendarmos os "tais" mistérios da Fé.

Paz a Todos.
Pedro Aguiar