Semana Santa

imagem net
Devemos respeitar com todo apreço essa prática religiosa, contudo precisamos entender que estão um pouco das  práticas da Doutrina Espírita, mesmo sabendo que existem ainda muitos hábitos enraizados na mente popular que os prendem aos costumes religiosos associados as datas e obrigações católicas de algumas práticas.


Na compreensão da Doutrina Espírita não há a necessidade de termos uma "Semana Santa", um "Sábado de Aleluia" ou um "Domingo de Páscoa" (Apesar do apelo exagerado das mídias mercantilistas que impõe a maioria das pessoas o consumo de alimentos e até presentes alusivos à data) ou o " O Senhor Morto". Ainda é muito comum, a influência católica sobre a mente de muitos que já conhecem e convivem com os ensinamentos da doutrina espírita. As atitudes dogmáticas encontram-se tão enraizadas na mente das pessoas, que só vemos feriados católicos no Brasil, advindos de uma espécie de dominação  bem diferente da realidade que se vive hoje; o Espiritismo nos mostra outra proposta, a de um Cristo vivo e atuante na vida de todos nós, portanto não temos mais que nos apegarmos a tais práticas ou nos preocuparmos com tais questões.

Deixemos nossos irmãos católicos seguirem seus preceitos da forma como acreditam, não precisamos nos estressarmos nos esforçando ao máximo para dar-lhes explicações, nossa doutrina é livre e deve ser praticada livremente; outro ponto que  ainda causa certo "alvoroço" no meio Espírita e a preocupação de comer ou não comer carne no período da quaresma... ora; a Doutrina Espírita não pode nem deve se preocupar com as práticas de outras religiões, nosso objetivo como espíritas é o constante estudo e a prática desses estudos como Jesus Cristo nos mostra, se formos nos limitar a nos privarmos das práticas na casa espírita nos períodos de comemorações como essas, não abriremos mais as portas no carnaval, na semana santa, nos réveillon, na proclamação da república, no dia do sétimo dia da morte do vizinho... Afinal somos espíritas ou não?.

Não pensem os senhores que nos expressamos dessa forma com o intuito de denegrir as religiões ou opções religiosas dos nosso irmãos, mesmo porque ainda vemos dentro dos seguimentos e das casas espiritas, muitos dos nossos estudiosos que acreditam ser  assistidos por espíritos mas que continuam agindo com hipocrisia, fanatismo, que adoram ser bajulados por determinadas ações na casa espíritas e que, acreditem ou não são "supersticiosos".

Para que não nos interpretem mal, buscamos nos esclarecer nos Evangelho Segundo o Espiritismo, para nos pronunciarmos dessa forma, e encontramos no capítulo VIII - Bem aventurados Aqueles que Têm Puro coração- item - 8 - Verdadeira Pureza. Mãos lavadas. A seguinte  mensagem: (...) O Objetivo da religião é conduzir o homem a Deus; ora, o homem não chega a Deus senão quando está perfeito, toda religião que não torna o homem melhor, não atinge seu objetivo(...)

Muita Paz e Fé Verdadeira a Todos.
Pedro Aguiar