Desprendimento dos Bens Terrenos

imagem net
(...) Que a fortuna venha de vossa família, ou que a ganhastes pelo vosso trabalho, há uma coisa que não deveis jamais esquecer: é que tudo vem de Deus e retorna à Deus. Nada vos pertence sobre a terra, nem mesmo vosso pobre corpo;
a morte dele vos despoja, como de todos os bens materiais; sois depositários e não propietários, disso não vos enganeis; Deus vos emprestou, deveis restituir, e ele vos empresta com a condição de que o supérfluo, pelo menos, reverta para aqueles que não têm o necessário.

Um dos vossos amigos lhe empresta uma soma; por pouco que sejais honesto, tereis o escrúpulo de pagá-la, e lhe ficareis agradecido. Pois bem, eis a posição de todo homem rico; Deus é o amigo celeste que lhe emprestou a riqueza; não pede para ele senão o amor e o reconhecimento, mas exige que, a seu turno, o rico dê também aos pobres, que são seus filhos tanto quanto ele.(...)
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAP. XVI - NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON - ITEM - 14 - DESPRENDIMENTO DOS BENS TERRENOS. -

Eis o motivo pelo qual nos deparamos todos os dias com pessoas extremamente soberbas, que creditam cegamente que os bens dos quais fazem uso, são unicamente de aquisição própria ou advindo de família. A forma como se entregam de corpo e alma e principalmente de alma, a esses bens, acaba por transforma-los em criaturas sem o mínimo de escrúpulos que fundamentam suas vidas somente no desfrutar presente, esquecendo-se por completo da existência de um ser criador de tudo e de todos que, em nem um momento disponibilizaria à eles verdadeiras fortunas sem que fosse para serem utilizadas no bem comum.

Na verdade o que vemos, são pessoas escravas de si mesmas que passam uma existência inteira amealhando mais e mais riquezas, que de certa forma lhes com facilidade; mas qual será o motivo dessa "facilidade"? será que é simplesmente a forma como empreendem suas negociações? porque será que algumas vezes, aqueles que conseguem amealhar fortunas são pessoas que nasceram em berço humilde, será unicamente porque Deus se compadeceu e lhe ajudou a ficar rico, mesmo que a muito custo? ora,  não há nada na vida da gente que não precise ser visto como aprendizado, e o emprego da fortuna para com os nossos semelhantes, faz parte de tarefas assumidas diante de Deus; visto isso precisamos aceitar a condição que, o que possuímos aqui pertence à Deus que nos concede por empréstimo com data pré marcada para a devolução desses proventos, adicionados dos "juros" prometidos, que nada mais são do que as ajudas reais que nos propusemos a dar a quem nos procure em condição de pobreza.

Enfim, o que precisa ser aceito por todos nós é a condição de que a ferrugem consome o aço do carro novo e caro, o tempo desgasta a roupa cara e confortável, a intempérie devasta até a mansão mais bem construída, os altos e baixos das movimentações financeiras consomem fortunas em um piscar de olhos, e por fim a roupa material que reveste o endividado Espírito, também se desgasta sendo arrastada à tumba escura e fria extinguindo-se ali sob ataque dos vermes impiedosos que não distinguem por classe social, riqueza ou pobreza os que ali chegam mais uma grande oportunidade de sabermos realmente fazer uso dos bens materiais que são dispensados.

Desprendimento dos bens terrenos, ainda é um dos exercícios mais difíceis de ser aceito e realizado por nós. Tudo faz parte das muitas empreitadas que assumimos em nossa batalha íntima para alcançarmos o refazimento de nós mesmos. 

Compreensão e Paz a Todos Nós
Pedro Aguiar