Provas Voluntárias, o Verdadeiro Cilício

imagem net
Perguntai se é permitido abrandar vossas próprias provas; essa questão leva a esta: é permitido àquele que se afoga procurar se salvar? àquele que tem um espinho cravado, deve o retirar? àquele que está doente, deve chamar um médico?
As provas têm por objetivo exercitar a inteligência, assim como a paciência e resignação as consequências dos males que não se podem evitar, em perseverar na luta, em não se desesperar se não for bem sucedido, mas não num desleixo que seria preguiça mais que virtude.(...) 
Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. V  - Bem Aventurados os Aflitos - item - 26 - Provas Voluntárias, O Verdadeiro Cilício.


Esta mensagem vem nos trazer de forma clara o quanto ainda precisamos  travar verdadeira batalha íntima para o vencimento das nossas revoltas e incompreenssôes. A falta de discernimento a respeito das leis divinas, faz com que a maioria das pessoas se emaranhem em conceitos torpes que lhes arrastam para atitudes altamente reprovativas, fazendo com que se tornem náufragas num mar de inconsequências formuladas a partir de resoluções imprecavidas. Ao se depararem com as tarefas por elas mesmas escolhidas, passam a agir como cegos que têm plena visão mas que insistem em enxergar somente o que lhes apraz, é como querer enxergar o caminho andando de costas.

Em outro momento, até vêem o modo certo a seguir, contudo, não se empenham  da forma precisa e acabam por estacionar nos devaneios de uma mente prostituída pelas ilusões que a vida fantasiosa das facilidades materiais disponibilizam constantemente a todas as criaturas; e não raro, vemos muitos que se mostravam inseridos num contexto evolutivo, se deixarem levar pelo desvanecimento e assim estacionam à margem do caminho evolutivo sustentados pela preguiça que desvirtua o mais consciente  cristão.

O desespero jamais deve ser o meio que empreguemos para sermos vistos e ajudados, na verdade ,cada um de nós precisa ser o provedor maior dos subsídios capazes de nos apoiarem na espinhosa caminhada das muitas experiências encarnatórias que nos levarão ao cume do progresso espiritual.

Difícil... porém não impossível.

Paz a Todos
Pedro Aguiar