Dor e Sofrimento

imagem net
Dor: é a sensação penosa e desagradável resultante de uma lesão, contusão, ferimento, ou funcionamento anômalo de algum órgão.

Sofrimento: é a dor física ou moral. Quando enfrentado pelo indivíduo com coragem e resignação torna-se fator de fator de aperfeiçoamento espiritual, capaz de conduzir á santidade.


Partindo desses conceitos relativos à Dor e ao Sofrimento, vemos o quanto ainda somos egoístas e descrentes em Deus.

Estes dias estávamos tentando ouvir a voz de nossa consciência quando nos perguntávamos se realmente deveríamos conceituar a dor como sofrimento ou sofrimento como dor, parece meio confuso não? mas, vejamos, se existe um sofrimento é por que demos margem ao seu aparecimento assim também como dor. O nosso parco discernimento aliado a nossa displicência no trato ao conhecimento espiritual, faz com que ainda nos coloquemos sempre na condição de pessoas sofridas para arrebanhar para nós, ajudas  e socorros sem dispensarmos maiores esforços, tudo efeito do nosso egoísmo e falta de circunspecção moral. 

Os efeitos desses dois sintomas em nós, estão ligados a descasos e ou desleixos provindos da nossa falta de vontade de progredir e nos tornarmos seres melhores, mais evoluídos e consequentemente mais depurados dos atrasos adquiridos. 

A partir do momento que nos descuidamos e geramos a dor, certamente estamos dando oportunidades imensas de nos ocorrerem o sofrimento, se nos alimentamos de maneira inadequada, se propomos o nosso organismo material à digestão de alimentos ou bebidas prejudiciais, certamente estaremos contraindo enfermidades que consequentemente produzem dores fortíssimas, nesse momento surge o sofrimento, por não conseguirmos nos livrar da dor, mas também por reconhecer que fomos o culpado de tal "Sofrimento". Então tudo se explica - mesmo que pra muitos, possa parecer desconhecimento de causa da nossa parte - o sofrimento e dor deixarão de existir a partir do momento em que aprendermos a respeitar mais esse templo sagrado que Deus nos concede à cada nova encarnação nos esforçando para cumprir cada missão recebida e aceita, quando nos chega a hora de aqui retornarmos.

Chegará o dia em que as dores não mais serão necessárias para nossa desenvoltura espiritual ou mesmo material, e o sofrimento só existirá em nós quando pouco ou nada pudermos fazer para a melhoria do nosso semelhante.

Paz a Todos.
Pedro Aguiar.