Estudar Para Compreender!

imagem net 
"Todo o mundo admira a moral evangélica; cada um proclama-lhe a sublimidade e a necessidade, mas muitos o fazem confiantes, sobre o que dela ouviram dizer, ou sobre a fé originada de algumas máximas que se tornaram proverbiais; mas poucos a conhecem a fundo, menos ainda compreendem e sabem deduzir suas consequências.
A razão disso, está, em grande parte, na dificuldade que apresenta a leitura do Evangelho, ininteligível para a maioria. A forma alegórica, o misticismo intencional da linguagem, fazem com que a maioria leia por desencargo de consciência e por dever, como lêem as preces sem as compreender, quer dizer, infrutiferamente. Os preceitos de moral disseminados aqui e ali, confundidos na massa de outras narrações, passam desapercebidos; torna-se, então, impossível compreender-lhe o conjunto, e faze-lo objeto de leitura e de meditação em separado."(...)
 (INTRODUÇÃO DO  EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ITEM 1 - OBJETIVO DA OBRA) 

Como vemos nesse trecho da introdução do Evangelho Segundo o espiritismo; o estudo constante fará com que nos inteiremos e nos fixemos de tudo que é necessário para a evolução espiritual de cada um de nós. A forma como as pessoas foram "educadas" religiosamente, tem conduzido a maioria delas a situações de muito desespero ao se depararem com tudo que lhes é proposto pela justiça divina para a acertiva de muitos débitos contraídos ao longo de nossas existências.

O que mais perturba as criaturas é verem se acercar de si problemas que para elas se parecem impossíveis de haver uma solução. Para muitos, o estudo contínuo e constante do evangelho do Cristo, é visto como fanatismo ou hipocrisia, visto que as pessoas não alcançam quase sempre, os benefícios que tanto almejam; contudo para que compreendam essa condição humana é imprescindível que deixemos de lado a ideia pequena e torpe que somente ler nos fará criaturas melhores, ou ao proferirmos preces sem sequer saber o significado de suas palavras ou expressões, estaremos trazendo para nós proventos de toda ordem, principalmente os materiais.

As orações balbuciadas da boca pra pra, que nada têm de sentimento fraternal, muito mais perturba do que ajuda; é comum vermos as pessoas em completa perturbação à lastimar-se dizendo aos prantos que reza todo todo dia, várias vezes mas que nada de bom lhe chega...na verdade, elas não estão fazendo orações, mas usando palavras decoradas ao longo da clausura de uma vida dogmática imposta por uma minoria sacerdotal do meio onde habita; e vemos a todo momento pessoas e pessoas com muitos trechos da Bíblia e até mesmo do Evangelho, decorados e prontos para serem declamados em altos brados, mas que nada têm de profundo em conhecimento ou prática desses ditames. Eis aí a grande diferença entre ler e estudar, e mais ainda assumir a obrigatoriedade de se fazer mais um verdadeiro propagador da palavra real e compreendida do Mestre Jesus.

Já nos disse nossa querida irmã *Josefina: "O que mais assusta as pessoas, é o medo da responsabilidade de assumir responsabilidades".

Paz a Todos.
Pedro Aguiar