Missão dos Espíritas

imagem net
(...) Não vos amedronteis! as línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. Oh! verdadeiros adeptos do Espiritismo, sois os eleitos de Deus! Ide e pregai a palavra Divina. a hora é chegada em que deveis sacrificar à sua propagação aos vossos hábitos, vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai: os Espíritos, do alto, estão convosco.
Certamente falará a pessoas que não quererão escutar a voz de Deus, porque essa voz as chama sem cessar à abnegação; pregareis o desinteresse os avaros, a abstinência aos dissolutos, a mansuetude aos tiranos domésticos e aos déspotas: palavras perdidas, eu o sei; mas, que importa! é preciso regar com os vossos suores o terreno que deveis semear, porque ele não frutificará e não produzirá senão sob os esforços reiterados da enxada e da charrua evangélicas. Ide e pregai.  
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO - XX - OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA - ITEM  - 4

Apesar dos seus quase duzentos anos, essa mensagem é uma das mais atuais que já vimos; tudo que está posto nessas belas palavras, faz parte da nossa vida todo os dias; contudo nossa opção pelo materialismo e a descrença nas coisas de Deus, faz com que passemos ainda por extremos sofrimentos. Nosso país passa por um momento delicado que tem causado grande reboliço em todos os meios. Como nos mostra a lição acima, devemos ser abnegados quando nos depararmos com nossas provas e cobranças que nos chegam vindas de todos os lados.

Milhares e milhares de pessoas ainda optam por viver uma existência neutra não fazem o mal, mas também não se propõem a desenvolver algo de bom que ajude o seu semelhante. Importante se faz saber que todos nós que nos propomos a estudar aprender e vivenciar a  doutrina espírita, certamente passará por constrangimentos imensos quando da compreensão de muitos que se dizem religiosos e conhecedores do preceitos cristãos; muitos serão os comentários sarcásticos, muitas vezes  inundado de maledicência e grosseria. A missão dos espíritas  não se resume a impor que todas as criaturas se tornem espíritas da noite pro dia e passem a ser missionários irreprováveis propagadores das palavras do mestre, seria uma grande demostração de ignorância e desacordo com as leis do Cristo principalmente a do livre arbítrio. A missão real dos espíritas é levar os ensinos do mestre a todas as criaturas independente da opção religiosa, o Cristo não escolhia as criaturas que iriam escutar-lhe as pregações, portanto, mesmo diante de toda demostração de desprezo e escárnio, estejamos preparados para não cairmos nas armadilhas montadas diante do desleixo e descomprometimento com os aprendizados cristãos.

Estudo, compreensão, internalização e prática; essa a missão constante de todos os que se acham verdadeiramente engajados na Doutrina dos Espíritos.

Muita Paz a Todos
Pedro Aguiar